domingo, 15 de outubro de 2017

[Resenha] Casório?! - Marian Keyes


Título: Casório?!
Autor(a): Marian Keyes
Editora: Bertrand Brasil
Ano: 2014
Páginas: 644 





Sinopse: Lucy Sullivan vai se casar. Essa moça de 26 anos, que divide o apartamento com as amigas, não tem dúvidas de que, dentro de poucos meses, estará entrando na igreja durante uma linda cerimônia. Só falta um pequeno detalhe: o noivo! Mas Lucy, que nem ao menos tem um namorado e nunca foi muito bem-sucedida no amor, confia piamente nas previsões de sua cartomante e iniciará uma busca incessante (e hilariante) por um bom partido: ele só precisa ser bonito, inteligente e não lembrar em nada o seu pai. A escritora Marian Keyes - após os imensos sucessos Melancia, Férias! e Sushi - está de volta com Casório?! , um romance contagiante e engraçadíssimo.


Após visitar uma cartomante com as amigas de trabalho, Lucy sai com incrédula previsão de que em 18 meses vai se casar e com um homem que não seria, de cara, a sua escolha. Casar?! Logo ela, que tinha o dedo podre e incontáveis relacionamentos falidos? Mas quando as amigas começam a achar que suas previsões estão se realizando, fazem um alvoroço em torno da previsão de Lucy e, em pouco tempo, todos começam a parabenizá-la por um possível casamento. Solteira, a moça se enfurece e não acredita nessa besteirada de previsões até que, em uma festa, conhece Gus, um cara desleixado que faz seu coração bater mais forte. Será possível?! Tentando encaixar Gus em seus devaneios matrimoniais, Lucy ainda tem que lidar com a separação dos pais, o namoro do melhor amigo com a colega de apê, a descoberta de que via sua família de um ponto de vista equivocado e que sim, o amor está onde menos se espera.



Para começo de conversa: este livro não faz parte da série As Irmãs Walsh, da mesma autora. Mas devia!! Depois de Claire ser largada pelo marido após dar a luz (Melancia) e Rachel ser internada para tratar seu vício em drogas (Férias!), não vejo problemas em Lucy fazer parte da família já que sofre de dependência afetiva e tem dificuldades em lidar com seus problemas.



Não é o livro mais engraçado da Marian. Honestamente, ri em poucos momentos e foi o que menos gostei.

Não tenho problemas com clichês, quando desde o início o final fica evidente. Gosto de saber os detalhes, o que levou àquilo. Nem sempre um spoiler me tira o tesão do livro, por exemplo. Mas se você não gosta, este livro não vai te agradar. Lucy tem dificuldades em enxergar e aceitar que o pai é alcoólatra, coisa que percebi logo de início. Outra coisa bem óbvia, é que Gus era um chato de galochas, abusado e extorquista. E, logo após a apresentação das primeiras personagens, também saquei com quem Lucy terminaria. Mas ok, segue o baile. O desenrolar é o que interessa.

Agora o que realmente me incomodou foi a repetição dos nomes das personagens durante os diálogos. Imagino que seja um erro de revisão/tradução, pois não é possível que a autora não tenha notado o quão chato isso ficou. Outra coisa que também não me agradou foi o tom com que foi retratado o bullying com Meredia. Achei bem desnecessário.


"- Não sei Daniel. Por que eu nunca encontro o homem certo?
- Não sei, Lucy. Será que vou ser sempre solitário?
- Sim, Daniel. Será que vou ser sempre solitária?
- Sim, Lucy."

Pág. 129

No geral, a leitura foi bem razoável e não vi necessidade de ter 644 páginas. Se tivessem retirado o tanto de repetições de nomes, já teria diminuído o livro, consideravelmente. Sério! A classificação é exclusiva por conta de Daniel, não dá para resistir ao seu charme..hahahhaha


Classificação: ⭐⭐⭐


Nenhum comentário:

Postar um comentário