segunda-feira, 9 de outubro de 2017

[Especial - Dia das Crianças] 5 livros que marcaram minha infância/pré-adolescência

Oi, pessoal!

Dia 12 de Outubro comemora-se o Dia das Crianças e, em homenagem ao espírito da eterna criança que vive escondido ou não dentro de cada um, vim mostrar os 5 livros que marcaram minha infância/pré-adolescência.

A maioria desses livros eu ganhei dos meus avós maternos que sempre me incentivaram muito à leitura.

Infelizmente meus pais não tinham o mesmo apreço e, por esse motivo, não tenho mais os livros mencionados. Todas as fotos foram retiradas do Google.

Mas, vamos lá! São eles:

1 - Série Bichinho da Maçã - Ziraldo (Ed. Melhoramentos) 

Sobre: O Bichinho da Maçã vive inventando histórias para explicar as coisas para as crianças. Em “Maçã do Amor” e “O Cara”, fala de seu grande amor e de como se sente bem sendo ele mesmo!

Essa série é a coisa mais linda! D
ei uma "roubadinha" e incluí a série inteira! Acho que foram os primeiros livros que ganhei na vida, ainda nem sabia ler! Eu era muito pequena mesmo quando ganhei, mas lembro nitidamente das ilustrações e de boa parte das histórias.


Atualmente são 14 livros; na minha época, eram 9. Eu tive todos!!! Cada livrinho ensina sobre algum tema: cores, formas, números, família, animais, diferenças..

Me diverti muito com o Bichinho, levo essas lembranças pela vida. 💗


2 - Emília no país da gramática - Monteiro Lobato (
Ed. Brasiliense)

Sobre: Neste livro, Monteiro Lobato manda Emília e toda a turma do Sítio do Picapau Amarelo ao País da Gramática. Lá, a língua portuguesa é explicada com muita imaginação e criatividade. Alguns conceitos gramaticais foram atualizados e comentados, para ajudar o leitor de hoje a aprender se divertindo!

Ganhei esse livro logo que entrei na escola. Confesso que, na época, não gostei muito. Ainda assim, sempre pedia minha avó para ler e carregava-o para cima e para baixo. 



Sempre tive um certo orgulho dos meus livros. Esse foi o primeiro livro "de mocinha" que ganhei..hahahhaha


3 - O menino maluquinho- Ziraldo (Ed. Melhoramentos)

Sobre: Um menininho traquinas, diziam. Tinha macaquinhos no sótão, deitava e rolava, fazendo confusão. Um anjinho, um saci? Alegria da casa, liderava a garotada. Namorador, fazia versinhos, compunha canções, inventava brincadeiras. Era sabido, um amigão. “Menino Maluquinho”, diziam sorrindo as pessoas. Não era, não!
Só mais tarde descobriram que tinha sido um garotinho muito amado e, por isso mesmo, muito feliz.
O Menino Maluquinho é uma série de histórias em quadrinhos brasileira criada pelo desenhista e cartunista Ziraldo. A revista foi baseada no livro infantil de mesmo nome publicado em 1980, que se tornou um fenômeno durante os anos de 1990 e 2000. 

Ah, como eu gostava das aventuras desse Maluquinho!! Queria ser sua vizinha de porta, sua amiga de infância.


O vi brincar, molecar, passar por poucas e boas, aprender a lidar com a perda, crescer e se tornar um cara legal. Pena que ele se perdeu e não me viu crescer também, mas já penso em dar um exemplar pro meu menino aqui.


4 - Vivendo o amor - Marlene del Guerra Alves (
Editora Le - Martins Fontes)

Sobre: Este livro conta a história de Patrícia, que perdeu a mãe precocemente. Suas dificuldades de integrar-se ao grupo do novo colégio, os encontros e desencontros com Marcelo e a oposição do pai ao namoro. Paralelamente, as intrigas das colegas e a gravidez indesejada de Malu, sua grande rival.

Esse livro foi empréstimo de uma amiga minha obrigada, Nathália!. Li no início da minha adolescência e também o levo pela vida. 


Aqui sempre conversamos abertamente sobre tudo. Esse livro trata de temas como o primeiro amor, a primeira vez, gravidez na adolescência e relacionamentos familiares com uma linguagem bem simples e delicada. Tocou meu coraçãozinho.


5 - E agora, mãe? - Isabel Vieira (Coleção Veredas - Ed. Moderna)


Sobre: Jana, garota de 14 anos, quer ser bailarina. Mora numa cidade do interior e frequenta um bom colégio. Seu namorado, o Ivan, é um dos garotos mais paquerados da cidade. Eles mantêm relações sexuais e faz dois meses que a menstruação de Jana não vem - a garota está grávida. Fala com Ivan. Decidem ter o filho, com a ajuda das famílias. A de Jana reage com total aversão. E é o pai o encarregado de informar que Ivan está de partida para estudar nos EUA. Fugiu. Sozinha, Jana opta por fazer aborto. Na hora H, decide criar seu filho. A gravidez de Jana e a fuga de Ivan são a principal fonte de fofocas e preconceitos da cidade. As amigas se afastam, pressionadas por pais e mães zelosos. Jana abandona a escola. Com 15 anos, cuidar da filha Gabriela não é fácil. O pai de Jana também adoece. E o sonho de ser bailarina vai ficando definitivamente para trás. 

Até hoje me lembro da Jana...que história mais linda! Uma menina que aprende, na marra, a ser mulher ao assumir as consequências de seus atos.


Foi um dos primeiros livros que comprei com meu próprio dinheiro usei uma graninha que ganhei de presente de níver e comprei na papelaria que tinha aqui, perto de casa. Amei demais essa história!


Cada um desses livros foi especial. Cada um me trouxe alegrias, ensinamentos, fortes emoções. Revivi todas elas ao relembrar essas histórias, neste post.

Incentive a leitura! Não importa se o livro só tem gravuras ou se a criança diz que não gosta de ler. Dê livros de presente! Deixe-os ao alcance dessas mãozinhas curiosas, uma hora a coisa flui, naturalmente.

Vocês têm alguma boa lembrança literária da sua infância ou pré-adolescência? 

Feliz Dia das Crianças!

Nenhum comentário:

Postar um comentário