sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Maratonas e Desafios Literários


Oi, pessoal!

Antes de começarmos com as resenhas e tudo mais, preciso dizer que eventualmente participo de maratonas e desafios literários. Muitas vezes eu faço isso extraoficialmente, ou seja, vejo as regras e temas e sigo por conta própria, sem me inscrever.


O que?! Vocês não sabem o que é?!

Geralmente são criadas por blogs, grupos ou canais literários. Mas vocês podem criar com um grupo de amigos também.
  • Maratona Literária
Consiste em determinar um período para leitura em conjunto, onde você estabelece o que vai ler e cria sua TBR lista para ler.
Você pode iniciar e terminar um ou vários livros; ler apenas algumas páginas de cada livro; terminar algum livro iniciado fora da maratona..enfim, várias possibilidades!


Algumas maratonas estão associadas à desafios literários. Outras, deixam o tema de leitura livre.



  • Desafio Literário

É uma lista de temas previamente definidos que, por um determinado período, orientam sua leitura.
Algumas pessoas gostam de participar destes desafios somente quando fazem maratonas. Outras, gostam de usá-los para orientar a leitura ao longo do ano.

Infelizmente, não sou disciplinada o bastante para seguir os desafios à risca. Mas gosto de acompanhar um ou outro. Uso os temas para guiar minhas leituras.



No início do ano encontrei uma maratona trimestral que tem como objetivo baixar a pilha na estante, ou seja, ler seus livros que estão encalhados. Ela é composta por 15 desafios trimestrais, mas como o grupo é de leitores portugueses, faço adaptações.



Capture+_2017-09-21-22-09-20

Também participo do Desafio dos 100 livros em um ano, um grupo no Face cujo o objetivo inicial era ler 100 livros em 1 ano, mas que depois passou a ser o da superação pessoal e da troca. Lá não existe tema, cada um lê o que quer e cria sua própria meta ou não; o importante é ler e trocar experiências. Geralmente nos feriadões, rolam umas maratonas bem legais com temas livres e definidos, à escolha do participante.


Capture+_2017-09-21-22-10-01




Adoro as maratonas e desafios! No meu caso, ajudam a dar um up nas minhas leituras mesmo quando eu flopo!.



Participam de alguma maratona ou desafio?

Me contem!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário